Compressor Analógico |
A manutenção do nível de sinal dentro de limites estabelecidos provoca uma diminuição da varição entre os picos e vales da onda sonora, consequentemente reduzindo a intensidade das alterações de dinâmica. O uso desse efeito pode evitar altos níveis de sinal indesejados ou ruídos em baixos niveis de sinal, proporcionando um maior controle de amplitude.
Seu uso pode ser feito também a fim de obter deliberadamente a distorção do som original, a partir da manutenção de niveis elevados de sinal.
O compressor nada mais é do que um botão de "volume", cujos principais parâmetros são:
Threshold: Ponto de referência de amplitude do sinal, a partir do qual o compressor deverá atuar.
Ratio: Correspode à taxa de compressão. Indica uma relação de atenuação da amplitude do sinal. Todo o sinal que ultrapassar o ponto do Threshold, deverá ser atenuado conforme a taxa escolhida. Ex: (2:1/ 3:1/ 4:1/ ∞:1)
Na taxa de ∞:1 o compressor se torna um Limiter.
Attack: Tempo que demora para o compressor abaixar a amplitude estabelecida.
Release: tempo gasto para que o compressor retorne com a amplitude ao nível original (sem atenuação)
Modos de Compressão (Hard Knee, Soft Knee)
O Knee controla a curva da curva de resposta, que é um ângulo agudo ou tem uma borda arredondada. O modo Soft Knee lentamente aumenta a taxa de compressão, como o nível aumenta e eventualment
Soft Knee: uma solução simples para o problema causado pela mudança brusca de ganho quando o sinal atravessa o limiar. Como o problema é causado pelo fato de que a mudança repentina de ganho é porque o "Knee" na curva de resposta é uma curva fechada, a solução é suavizar a curva fechada em uma curva gradual. Esta resposta é chamada de soft knee por razões óbvias, como pode ser visto nas figuras abaixo.
Compressão Soft Knee |
Compressão Soft e Hard Knee |
Tipos de Compressão Peak ou RMS
No modo PEAK os controles de attack e release ficam disponíveis ao usuário. Já no modo RMS, o compressor atua com tempos "médios" geralmente definidos pelo circuito montado pelo fabricante. É extremamente importante que para um bom aprendizado voce trabalhe sempre no modo PEAK, assim poderá compreender os resultados da compressão cada vez que alterar algum dos parâmetros.
G.R. Meter
Gain Reduction Meter. Indica a quantidade de atenuação do sinal medido em dB.
Sidechain
É uma entrada alternativa que alguns compressores podem ter. Possibilita o controle da compressão a partir de um sinal externo. O sinal que entra pelo sidechain serce apenas para disparar a compressão do que está conectado ao input do aparelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário