segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Microfones para aplicações específicas

Shotgun

A necessidade de um microfone com ângulos de cobertura extremamente estreitos (60° a 30°), para captação a longa distância levou os pesquisadores a criarem um tipo de novo diagrama polar baseado em interferência de fase. Por dentro o tubo não é oco, mas tem uma série de peças que se destinam a corrigir a impedância acústica e a resposta de freqüência do sistema.

Quando a fonte está ao lado do microfone, cada onde penetra por árias ranhuras ao mesmo tempo. Neste caso, cada trecho da onda chega à membrana com um atraso diferente resultando em uma série de interferências de fase. Nesse tipo de microfone, a resposta de freqüência varia muito para cada ângulo de incidência. Ele é capaz de "isolar" quase que perfeitamente os sons indiretos e tem alta sensibilidade aos sons vindos no eixo de captação.
Shotgun
Parabólico

O efeito da parábola, cujas reflexões, são todas direcionadas para o mesmo ponto, provoca uma amplificação do som que está sendo captado. O problema é que ele não responde a ondas maiores que o diâmetro do disco, isso pode tornar o som artificial. É mais aconselhado para a captação de sons com a resposta de freqüência limitada e de longas distâncias.
Microfone Parabólico

Lapela

São normalmente microfones do tipo condensadores ou eletreto, de pequenas dimensões que podem ser disfarçados e utilizados em locais pouco comuns.  Normalmente são colocados no tórax, onde a emissão da voz não é a ideal. Sofrem muito com a interação do local onde são colocados e em muitos casos ficam sujeitos a ruídos de roupas e outros acessórios. Frequentemente têm resposta de freqüência realçada nos agudos que muitas vezes serve para compensar a perda de brilho causada pela absorção dos tecidos colocados em volta da cápsula. São em sua maioria ominidirecionais.
Microfone lapela


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